pobreza X natalidade “blog action day”

15 10 2008

 

Por tratar-se de um assunto que realmente me incomoda e revolta, no post de hoje vou sair um pouco do tema para abordar e apoiar o movimento do “Blog Action Day”… “ a pobreza “.

Entre minhas poucas palavras coloquei algumas imagens que descreveram a situação em meados dos anos 80 e 90, assim podemos perceber que poucas mudanças aconteceram e a insuficiência dos investimentos feitos até agora.

Muitas personalidades apontam soluções praticas e únicas para o combate a pobreza, como:

A Educação quebra o ciclo da pobreza”…por John Wood, ex executivo da Microsoft que agora implanta bibliotecas pelo mundo.

“...é básico, depende da recuperação ambiental e Agroecologia” …por Ana Primavesi, agronomista austríaca, que falava em agronomia na década de 40.

Talvez, devido a uma busca mal feita ou falta de tempo, perambulei pesquisando a blogosfera a fora e não vi ninguém linkando o controle de natalidade a pobreza… Em uma opinião restrita, o mundo precisa de pessoas para buscar o crescimento e desenvolvimento, é verdade…, porém a Terra não estava preparada para receber tantas pessoas ao mesmo tempo. O crescimento, para ser sustentável precisa ser equilibrado só assim a raça humana poderá ter a sua existência prolongada. A pobreza no mundo está ligada, é claro, a várias questões políticas, econômicas, sociais, etc., mas os que são classificados pela sociedade como pobres (adultos) não se preocupam com a sua fragilidade das necessidades básicas ou financeiras na hora de ter mais um filho e o filho mais velho não se preocupa em ter o seu. Assim a família aumenta o seu risco, pois até que o filho se socialize e traga renda para o sustento, as necessidades básicas já estarão sacrificadas.

A distribuição de renda é um processo muito demorado e em países de baixa expectativa educacional como o nosso ela tende a ser mais lenta ainda.

Alguns dados:

Wikipédia: “O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia (PPP) e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dólares por dia. Estima-se que 1 bilhão e 100 milhões de pessoas a nível mundial tenham níveis de consumo inferiores a 1 dólar por dia e que 2 bilhões e 700 milhões tenham um nível inferior a 2 dólares”.

Controle de natalidade é conciência e está acima de bases educacionais.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: