Djs… quem começou?

23 10 2008

 

Comecei a ouvir música e acompanhar rádios com 12 anos. Isso em meados de 1986 e apesar da pouca idade tive o prazer de ouvir locuções de Julinho Mazzei, Tuta Aquino entre outros, considerados os pais de todos os DJs brasileiros.

Vasculhando a web (mais uma vez usando a tecnologia a favor do passado) encontrei um material espetacular com vídeos entrevistas e links que achei “necessário” compartilhar com vocês.

Histórias do início da profissão do tempo que editar musicas e programas eram necessários 01 – Gilete / 01 – Régua / 01- Fita Adesiva e 01- Tape de Rolo, onde o programa top do país tinha o nome de “The Big Apple Show”, onde a casa noturna que mais bombava no mundo era a Studio 54 e para mixar usava-se um Quazar.  Um material que muitos “DJs 20ões” não fazem a mínima idéia do que seja.

 

Por Tuta Aquino: “Um remix pode, simplesmente, definir uma versão alternativa da mixagem final de uma música ou algo bem mais elaborado, envolvendo produção adicional e regravação de vários dos elementos musicais originais.Esta técnica foi difundida no final dos anos 70 no auge da era “disco”. Algumas gravadoras/selos que atuavam, exclusivamente, nessa área de música (para se dançar nas discotecas) começaram a perceber que os DJs muitas vezes estendiam o tempo de duração de um grande sucesso utilizando dois discos iguais. Imediatamente começaram a exigir que os produtores fizessem mixagens alternativas valorizando e estendendo as partes mais rítmicas e percussivas das canções. Eles utilizavam os “mutes/cuts” das mesas e técnicas de edição, mas sempre trabalhando com a instrumentação original daquela música. Estas versões (que podiam ter até mais que 10 minutos de duração) eram lançadas como “singles” (os nossos compactos) em discos de vinil de 12 polegadas contendo a versão estendida de um lado e uma versão instrumental no outro”

Estes grandes nomes da história da musica no Brasil, estão em plena atividade explorando seus talentos em vinhetas, produções, selos, equipamentos e blábláblá… uma situação confortável dentro do cenário atual merecendo todo o prestigio conquistado.

Não vou estender porque o material encontrado foi produzido por ninguém menos que Walter Bernaca e Alex Hunt, veiculado pela web na Rádio DJ entre outras e está muito rico em detalhes com entrevistas e textos muito bem feitos.

 

Deus abençoe a Internet!

 

Você DJ, que começou com CD e muita informação disponível, entre nos links, assista o material e fique por dentro do mundo dos culpados por você existir.(Iraí Campos / Julinho Mazzei / Ricardo Guedes / Grego / Tuta Aquino)

 

http://www.radiodj.com.br/programas/djhistory/3645.aspx

http://www.blogdolampadinha.com.br/?p=740

http://www.djalexhunt.com/index2.html

 

 

 

Impressionante !!!

 

 

 

 


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: